sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Breve atualização e aprendizado: Portobello, Bematech e Agrenco

Olá povo da blogosfera.

Escrevo este post com certa dose de felicidade, apesar de estar com leve prejuízo.

Como postei anteriormente, meus dois primeiros aportes rumo ao milhão foram em RV, em Portobello (PTBL3) e Bematech (BEMA3).
Pesquisei e li muito sobre ambas, e por elas decidi.

No meio do caminho, há uma pedra. Há uma pedra no meio do caminho.
O motivo da minha felicidade, apesar do prejuízo, é o aprendizado em não querer ter o olho maior que a barriga.
Como alguns sabem, desde semana passada parte do mercado ficou eufórico com a subida do mico, futuro ex-mico Agrenco.
Pois é, a ganância falou mais alto, vendi Bematech praticamente no 0 x 0, com leve lucro, e coloquei as verdinhas na Agrenco.
Resultado:
Entrada a 0,62, venda a 0,66. Lucro no bolso. Ação continuou subindo. Os olhos deste jovem sonhador brilharam com a possibilidade de encontrar um lugar ao sol.
Reentrei à 0,71, ação foi até 0,78.
Titubeei, não vendi.
Daí em diante foi pequenas quedas atrás de quedas, até que ontem a ação bateu os 0,50. Prejuízo de uns 20%.
Para minha sorte, meu emocional na perda suportou bem. Não entrei em desespero e não vendi.
Hoje estamos em recuperação a 0,58. Porém o prejuízo ainda é relativamente alto.
Estou sentado em cima do papel até recuperar o investido, o que me tranquiliza é a plena recuperação da empersa. Com algum FR o papel ganha força pra subir facilmente.

Já a minha Portobello, só alegria, alta de 7% até agora. Se tivesse ficado quieto e não feito porcaria, também estaria com aproximadamente 8% na Bematech.

Paciência, fica a lição e a certeza de não entrar em loteria de mico da próxima vez.
Quanto à Portobello e Bematech, estou certo que darão muitas alegrias aos comprados em ambas, visto os fundamentos (Portobello), e perspectiva concreta (Bematech).

É isso ai, pessoal.

Abraços e sorte a todos.
Jovem

26 comentários:

  1. "Para minha sorte, meu emocional na perda suportou bem. Não entrei em desespero e não vendi."

    Na verdade, acontece justamente o contrário. Vc está desesperado por recuperar o prejuízo e acha que o mercado lhe deve alguma coisa. Diz que a ação é mico, mas não quer ter prejuízo para não assumir que errou.

    Sinto muito, mas vc está agindo como um sardinhão aloprado. Vc não sabe o que está fazendo na bolsa e está buscando formas de enriquecer rápido. Confunde trade com ser sócio. Nesse exato momento, vc é sócio de uma empresa que nunca deu um centavo de retorno ao minoritário.

    Aliás, vc sabe qual o ramo de atividade da Agrenco? Tenho que certeza que vc nem se preocupou com isso. Pode consultar no site da empresa, mas vou colocar aqui, para que vc possa refletir sobre a imensa cagada que fez e não quer corrigir.

    "Atividade: Sob As Leis de Bermudas Nos É Facultado Ter Um Objeto Social Amplo. Assim Podemos Realizar Os Atos Diretamente Ligados Ou Incidentais À Condução de Nossos Negócios E Busca de Nossos Objetivos."

    Não entendeu nada, né?! Nem eu! kkkk!

    Cadastre-se no site do Bastter, pois, se vc é jovem e não é aspie, ainda é possível te salvar.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      sua certeza é falha.
      Eu sei exatamente o que faz (e voltará a fazer) a Agrenco, e exatamente como está a situação atual da empresa. Tudo isso detalhadamente.
      Meu objetivo primeiro foi sim ser apenas um trade.
      Porém, como disse, titubeei e não vendi.
      Agora sou um sócio até a cotação subir.
      Paciência. Mas entrei sabendo do risco, só fui idiota em não vender quando devia e não ter seguido o objetivo com o qual entrei no ativo.
      Acompanho o site do Bastter e diversos outros.
      Obrigado pela tentativa de trollagem =)

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Eu não teria tanto trabalho para trollar vc. Se vc acha que não falei sério, leia o que os outros blogueiros comentaram. Eles publicam posts e estudos há muito mais tempo que eu.

      Vc acompanha mesmo o site do Bastter? Essa sua operação vai de encontro a tudo o que ele ensina lá.

      Excluir
    3. "Vai de encontro" significa que minhas ações estão como as dele. Nesse caso é melhor utilizar "vai contra".
      Não é porque eu acompanho o bastter que vou seguir tudo o que ele fala. Se fosse seguir tudo lá não teria aportado em Bematech, para qual eu voltarei em breve.
      Cada um com sua estratégia.
      (Sim, errei na Agrenco).
      Abraços, e boa sorte!

      Excluir
    4. Meu Jovem, acabo de ter uma crise de risos aqui e ainda estou me recuperando enquanto te respondo... huahuahua!

      Além de estudar o básico de renda variável, você precisa ter umas aulinhas de Língua Portuguesa. Não estou a salvo de erros, mas estou longe de ser corrigido por um mancebinho como vc.

      1) Vai AO encontro: significa que suas ações se coadunam.

      2) Vai DE encontro: significa que suas ações são diametralmente opostas.

      Olha, não precisa fazer tudo o que o Bastter faz. Só que não ser sócio de empresas como Agrenco é a coisa mais básica para quem se propõem a formar uma carteira. Se vc continuar com esse papel em carteira, nem precisa mais frequentar o fórum do Bastter, pois isso chega a ser uma propaganda negativa para ele.

      Excluir
    5. É, hoje não é meu dia. hahaha
      Finge que não falei nada. Dia foi difícil hoje mesmo. Pra ter noção, cheguei em casa as 02:00 da manhã, do trabalho. Maldita chuva.
      Mais humildade Troll, todos erram, fiz bosta, mas isso não significa que eu não tenha conhecimento sobre RV, análise fundamentalista etc... (técnica não é muito minha praia)
      Abraços

      Excluir
    6. jovem, a titulo de especulacao, ate MERPOSA serve...

      não trate essas coisas como investimento.

      veja, se tivesses comprado VIVR3 em dezembro a ,64 terias vendido a 1,04, quase 40% de lucro...

      compraste? nem eu!

      abraço...

      não faças mais isso de vender ações razoáveis apra apostar em micos. já o fiz e com mau resultado.

      Excluir
    7. Se tivesse comprado a 0,64 e vendido a 1,04 teria dado muito mais de 40% de lucro (exatos 62,5% de lucro bruto).

      Se tivesse emprestado até a mãe pra comprar tudo em telebrás a 5 centavos em 2008 hoje estaria multimilionário tb. mas não vale a pena ficar elucubrando à respeito desse monte de "se"s.

      Concordo totalmente com o troll. Essa história de "entrei na ação como um trade e o trade deu errado, agora virei sócio até recuperar meu dinheiro" é muito comum e o principal motivo de grandes perdas em bolsa. Se vc ler livros sobre traders famosos verá que muitos deles falam que esse é a principal causa da ruina dos pequenos traders. O fato é que a bolsa vive da "sardinhada", e o jeito mais eficiente e rápido da "sardinhada" transferir dinheiro para os grandes players é justamente esse: fazer a sardinhada comprar uma especulação e segurar como investimento, até o momento do desespero total, em que a posição é desfeita com um prejuízo enorme.

      Excluir
  2. Concordo com o Troll com relação ao seu emocional e ao investimento numa empresa de péssimos fundamentos. Você não aceitou o erro. Trade é trade, investimento é investimento. Se você abre um trade e o mercado vai contra a sua posição, você deve pular fora com o mínimo de prejuízo possível e assumir a falha. Caso contrário sua posição como trader será por tempo limitado no mercado, é insustentável (financeiramente) operar desta forma. Piorou quando o ativo operado é um mico, o que torna a operação um verdadeiro jogo de cassino. Se você tem plenas convicções que a Portobello e Bematech "darão muitas alegrias aos comprados", o que está fazendo com o seu dinheiro na Agrenco? Encare o meu comentário como uma crítica construtiva, espero ter ajudado.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Finanças,

      sim. Errei em aceitar o erro e me manter com o papel, pois não era pra isso que havia entrado.
      Deixei de fazer um trade e pegar o lucro quando devia, e pior, não vendi quando devia.
      Fui para Agrenco querendo lucrar em curtíssimo prazo, como muitos outros foram.
      Vale o aprendizado.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Concordo com o Troll e com o FI.
    Você tinha uma estratégia mas se abalou por causa da disparada de uma ação que não estava em seu planejamento. Agora que você está no negativo, você está com a intenção de recuperar prejuízo. É aí que mora o perigo.
    Eu já passei por essa situação. Comprar um mico, ver ele subindo, segurar e depois ao ver o mesmo cair, segurar mais ainda na esperança de ficar no zero a zero. O que era um trade virou uma sociedade. Cuidado amigo. Mesmo que dê certo, não é uma escolha muito acertada.
    Se o objetivo é recuperar o prejuízo, há uma série de empresas boas na bolsa que te proprocionarão isso de maneira mais segura. Na minha opinião, você não aceitou seu erro, pois você ainda está com esse rojão na mão.
    Cuidado com esses caminhos rápidos de enriquecimento com micos. A possibilidade de você enriquecer com eles é proporcional a quantidade de casos de pessoas que ficaram ricos com eles, ou seja, quase nula (ou de fato nula).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AdP,

      pois é, vale o aprendizado.
      Pessoal aqui (não vc) fala como se fosse o suprasumo dos investimentos e nunca tivesse errado.
      Pelo menos sei a merda que fiz, tem gente que chora pra CVM, bota culpa nas corretoras, fala que bolsa é coisa do diabo, faz passeata, hehehe
      Agora é esquecer os macaquinhos e seguir com a estratégia.

      Abraços e obrigado pelos conselhos.

      Excluir
  4. Amigo, recomendo que leia http://aprendizinvest.blogspot.com.br/2013/01/licoes-aprendidas-em-2012.html foram todos meus erros cometidos no ano passado, espero que possa contribuir com alguma coisa. Fuja de mico, tem uma "máfia" por trás desses papeis que fazem a cotação subir rapidamente e cair da mesma forma. Se continuar dessa forma recomendo que faça uma doação para uma instituição de caridade. http://www.youtube.com/watch?v=G39LrHtCXlc&list=UUsra3f6ogpXhIZbSUe2OoaA&index=23 veja esse video

    ResponderExcluir
  5. "Estou sentado em cima do papel até recuperar o investido."

    "Agora sou um sócio até a cotação subir."

    Me desculpe, mas não tem mais o que dizer.

    Se essa galera toda já te aconselhou e você não concorda com isso, eu não digo nadinha rsrs

    Abraços!
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atira a primeira pedra, amigo.

      Abraços!

      Excluir
    2. Com certeza não atirarei pedra em ninguém. =]

      Vi nos comentários recentes que você concordou que errou pois "fugiu da estratégia". Acho isso ótimo.

      Se isso estivesse na sua estratégia, ok.
      Por exemplo: se a minha estratégia quando entrei na AMBV3, a R$70,00, fosse um trade de valor (se subir) ou B&H (se ficar de lado ou cair)eu já tinha vendido. Mas não é, então tenho que ter disciplina, autocontrole e não ser ganancioso querendo lucros rápidos.

      Continue firme na sua estratégia amigo.

      Abraços!

      Excluir
  6. o Troll,o Alem da poupança, o Finanças Inteligentes (pessoas com conhecimento em RV tentaram mostrar um caminho para não cair neste canto de sereia dos micos na bolsa).
    existem outro 5.000 "investidores" como voce na agrenco então vou propor o seguinte negocio :tenho uma conta de energia no valor de R$101,00 este mês você gostaria de compra-la por R$20 e paga-la para mim?É o que voce faz ao comprar este papel.

    ResponderExcluir
  7. PTBL e BEMA estão bem promissoras, quase entrei em PTBL semana passada, já Acrenco não posso falar nada.

    Vi que o post deu uma boa discussão, todos tem a falar, e todos tem a ouvir. Penso que o objetivo do blog é este mesmo, levantar as discussões, e aprender com os colegas.

    Estamos juntos na caminhada.

    Abraço

    Uó!

    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ah assaum di ajrenku jah tah cuasi nu preçu qui oçe cumpro,baum soh farta juntiah oçe ih us otro cinku mir envestedoris dah impreza qui dah para mor di ispurta carni di burru pras zuropa
    mindingu

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por não se desesperado e vendido quando chegou a 0,50.

    Uma pergunta, para quanto é sua ordem de stop?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio, obrigado pela mensagem.

      Estou com stop a 0,56. Apesar de ter confiança na recuperação da empresa, se perder os 0,57, o gráfico mostra tendência de baixa a curto prazo. Nos próximos 30 dias teremos a apresentação do novo Plano de Recuperação Judicial, quando isso ocorrer, creio que essa faixa de 0,50-0,70 ficará no passado.
      Sigo comprado e esperando os novos acontecimentos.

      Abraços!

      Excluir
  10. Olá turma do Jovem Investidor,

    Meu nome é Humberto Alves, sou gerente de afiliados do www.apostasonline.com e gostaria de lhes fazer uma proposta.

    Como não consegui encontrar nenhuma área para contato, poderiam me enviar um email para afiliados [arroba] apostasonline.com para darmos continuidade a negociação?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Aí, ainda tá comprado em Agrenco?

    ResponderExcluir
  12. Fala, Jovem,

    vim aqui ver as novidades e notei que ainda está no post da Agrenco.

    Vc mencionou acima q seu stop estava em 0,56. O papel fechou abril em 0,51, então vc já pulou fora?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcinho,

      Saí sim, como disse ali, o papel entraria em tendência de baixa caso perdesse o 0,56, e foi o que aconteceu.
      Mas estou monitorando diariamente o papel, a empresa tem até o começo de junho para apresentar o novo PRJ, e as últimas notícias tem sido animadoras para a empresa, pretendo voltar ainda este mês ao papel.

      Abraços!

      Excluir
  13. Opa!
    Você sumiu da blogosfera. Realizei um mapeamento dos blogs desativados...
    http://abacusliquid.com/finansfera-timeline-2/
    Pretende reativar em algum momento e seguir conosco?
    Abraço!

    ResponderExcluir